Saiba mais sobre eventos de interação com artistas


  • 17/08/2016 - 14:02
  • Compartilhe:

Os eventos com a participação dos ídolos do k-pop são cada vez mais comuns no Brasil! Entenda melhor cada um dos nomes dos eventos anunciados pela Highway Star:
Showcase
 
O showcase é um espetáculo menor, em que o grupo apresenta poucas músicas. Este tipo de apresentação é comum na Coreia quando os artistas lançam álbuns novos para que o público conheça seu novo trabalho. Normalmente tem um apresentador para que o artista fale mais sobre o processo de produção e conceito do disco.
Veja o vídeo de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=513sr4EArmg
Fanmeeting
 
A fanmeeting é um showcasecom mais interação com o público. Os artistas também apresentam menos músicas, porém há brincadeiras e jogos com a plateia. Nessas apresentações, também há um MC (apresentador) que conduz o evento. Estes eventos são mais descontraídos, com um caráter de encontro, por isto geralmente são realizados em locais menores.
O UNIQ já fez uma fanmeeting no Brasil, confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/135961420@N02/albums/72157669844245472
Show
 
O show é um evento com mais músicas e mais aparato técnico. Neste tipo de evento, apenas os artistas se apresentam. Artistas maiores (tanto ocidentais quanto orientais) normalmente só realizam shows, tamanho seu repertório ou influência entre o público. Estes eventos geralmente são realizados em locais maiores, devido a tamanha estrutura exigida pelos artistas.
O BTS fez um show aqui no Brasil, confiram as fotos:
https://www.flickr.com/photos/135961420@N02/albums/72157655855268484
Fansign
 
A fansign é uma sessão de autógrafos. Geralmente ela custa mais caro do que as outras interações, justamente porque o fã pode ter um momento maior com o seu ídolo.
Normalmente, os participantes da fansign ficam sentadas em cadeiras enquanto aguardam a hora de receber seu autógrafo. Quando é a sua vez, você passa por cada um dos membros do grupo (se for o caso) e recebe o autógrafo. Alguns fãs costumam fazer perguntas/comentários para os artistas responderem em post-its na sua vez de receber o autógrafo, como na imagem:
Legenda:
Fã: Namjoon (BTS), você vai continuar sendo cantor até quando?
Namjoon: Se possível, por muito tempo.
Essa maneira, além de receber o autógrafo, você pode conseguir a resposta de uma pergunta que você sempre quis saber! O tipo de interação que é permitido em cada sessão de autógrafo varia de cada artista e de sua empresa de gerenciamento.
Hi-touch
 
O hi-touch (também conhecido como hi-5) é um evento rápido, no qual você cumprimenta os artistas de uma maneira mais informal. Dependendo do artista, você pode entregar coisas para eles, como tiaras e presentes. No hi-touch, só é permitido cumprimentar os artistas, sem abraços e não há muito tempo para tentar falar mais com eles. Contudo, não deixa de ser uma interação bastante desejada, já que muitos artistas realizam apenas este tipo de contato.
Veja um vídeo de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=nXv2gnLM9jc
Soundcheck
 
Não muito comum entre artistas na Coreia, mas bem presente com artistas nacionais, o Soundcheck é a passagem de som, ou seja, você assiste à passagem de som do artista e a sua banda e a preparação para o show, além de normalmente ter a entrada antecipada na casa. No soundcheck, os fãs podem acompanhar os bastidores no palco antes da apresentação ou saber o tracklist do show, além de poderem passar mais tempo com os artistas.
Meet&Greet
 
Normalmente é a mais cara das interações. Muito comum entre os artistas americanos, o Meet&Greet (encontre e cumprimente, em tradução livre) é um evento que pode acontecer antes ou depois do espetáculo. Geralmente você encontra o artista, troca algumas palavras e tira uma foto. Mas alguns artistas oferecem espaço para interações maiores, como apresentação de algumas músicas acústicas ou entrega de brindes.
Geralmente, as interações possuem regras bem restritas, que muitas vezes são dadas pela produção do artista, e não da produtora. Então, é preciso ficar atento as regras de cada evento e artista.