15 celebridades LGBTQIA+ da música e da TV da Ásia


  • 28/06/2021 - 09:00
  • Compartilhe:

Listamos 15 celebridades representantes da comunidade LGBTQIA+ no entretenimento asiático

No mês de junho, comemoramos o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Essas celebrações são importantes para dar espaço para discussões sobre resistência, visibilidade, respeito e representatividade que devem ser repercutidas durante todo o ano. Especialmente o dia 28 de junho é considerado como um marco da luta sobre os direitos civis da comunidade LGBTQIA+ no mundo.

Para engrossar as celebrações e ações deste dia 28 de junho, preparamos uma lista com 15 celebridades asiáticas representantes da comunidade LGBTQIA+. No campo do entretenimento asiático, sabemos que esse assunto ainda precisa de muito mais espaço e são poucos os países da Ásia que possuem uma lista mais extensa de artistas que falam abertamente sobre questões de gênero e sexualidade. Listamos alguns desses nomes, com artistas gays, lésbicas, bissexuais e trans de diferentes países da Ásia, para trazer um pouco mais de inspiração para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Aproveite a lista para se inspirar e comentar em nossas redes sociais nomes de mais artistas da comunidade LGBTQIA+, para que mais pessoas possam conhecer seus trabalhos!

Harisu

Cantora, modelo e atriz, Harisu é conhecida como primeira celebridade transgênero da Coreia do Sul. A diva do pop coreano dos anos 2000 também foi a segunda pessoa no país a ter sua mudança de gênero legalmente reconhecida. Famosa por canções pop dançantes, Harisu está há algum tempo sem novidades no mundo da música, mas é certamente um dos grandes nomes da comunidade LGBTQIA+ da Coreia.

SLEEQ

Kim Ryeonghwa, mais conhecida pelo nome artístico SLEEQ, é uma rapper coreana que ficou conhecida após participar do programa de competição musical “Good Girl”. SLEEQ se identifica como uma mulher lésbica e usa seu trabalho também para trazer discussões sobre o feminismo.

Ninja (4MIX)

Os fãs da música pop asiática tiveram uma grata surpresa este ano com a estreia do grupo tailandês 4MIX. Além de trazer música pop de qualidade, o quarteto foi apresentado como um “grupo LGBTQ”, graças à representatividade apresentada pelo líder do grupo, Ninja, que usa seu espaço para pedir respeito e maior visibilidade para as causa LGBTQIA+.

Holland

Go Tae Seob, mais conhecido como Holland, fez sua estreia em 2018 sob o título de “primeiro ídolo abertamente gay do k-pop”. Holland usa sua música e suas redes sociais para fazer discussões relacionadas à discriminação contra minorias sexuais na Coreia. 

Jiae (ex-WASSUP)

Jiae, ex-integrante do grupo WASSUP, usou o Instagram em 2020 para falar abertamente sobre sua bissexualidade. “Eu amo homens e mulheres, vocês conseguem entender isso?”, escreveu a cantora. Desde então, a artista tem usado a rede social para compartilhar fotos fofas em que aparece ao lado de sua namorada, que não é uma pessoa pública do entretenimento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 지애 (@ji.aee)

Jo Kwon

Líder do 2AM, Jo Kwon falou para a imprensa coreana em 2020 que se considera como uma pessoa de gênero neutro. Artista de musicais e lenda da segunda geração do k-pop, Jo Kwon disse em entrevista que protagonizar o espetáculo “Jamie” lhe ajudou a perceber questões relacionadas à identidade e aceitação.

Jennie Panhan

Atriz e apresentadora, Jennie Panhan é uma mulher trans tailandesa, conhecida por atuar em séries como “3 Will Be Free” e “Gay OK Bangkok”. Jennie tem ajudado a quebrar estereótipos na escalação de atrizes trans em séries do país e ano passado foi premiada como “Mulher Mais Popular da Tailândia”.

Anthony Wong Yiu-ming

Anthony Wong é um cantor de Hong Kong, ex-vocalista da dupla Tat Ming Pair. Sucesso dos anos 80, a banda lançou canções como “Forbidden Colors” e “Forget He or She”, que se tornaram hinos LGBTQIA+. A dupla se separou anos depois e Anthony seguiu em carreira solo. Após passar décadas sem falar abertamente sobre sua sexualidade, Anthony se assumiu no palco de um show diante de sua plateia em 2012: “Eu sou homossexual, G.A.Y, bicha. Eu amo homens”, disse em alto e bom som. Wong foi a segunda grande celebridade de Hong Kong a falar abertamente sobre sua homossexualidade e fundou a associação Big Love Alliance para lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Qiao Qiao

A roqueira Qiao Qiao foi a primeira artista da China a se assumir abertamente como uma mulher lésbica. Em 2006, Qiao Qiao lançou a música “Ai Bu Fen (Love Don’t Discriminate)”, e trouxe no videoclipe da canção a história romântica entre duas bailarinas.

Fluke Natouch

Natouch Siripongthon, conhecido como Fluke, é um ator tailandês conhecido por seus trabalhos como no drama “Until We Meet Again” e no filme “My Bromance”. Fluke é um dos atores do universo das séries Boys Love da Tailândia que fala abertamente sobre ser um homem gay.

Earth Katsamonnat

Katsamonnat Namwirote, conhecido como Earth, também um dos astros do universo Boys Love tailandês que se assume como gay. Earth tem um canal no YouTube, o “Cooheart’s Channel”, e costuma falar sobre questões de sexualidade em seus vídeos.

Paolo Pangilinan

Paolo Pangilinan é um ator filipino, que foi escalado para o BL “Gaya Sa Pelikula” quando a produção procurava atores assumidamente gays. Em recente publicação no Instagram, Paolo comentou sobre o apoio que recebeu do pai. “Estamos um passo a mais próximos de construir um mundo em que se é livre para amar”, escreveu.

Utada Hikaru

Uma das maiores lendas da música japonesa, Utada Hikaru fez uma live no Instagram no último final de semana em que revelou ser uma pessoa não-binária. Intérprete de clássicos do j-pop como “Addicted to You” e “Hikari”, Hikaru aproveitou a transmissão virtual para desejar a todos um feliz mês do Orgulho LGBTQIA+.

Le Thien Hieu

Cantor e compositor, Le Thien Hieu é um homem trans do Vietnã. Ele começou sua carreira em 2016, em um programa de calouros, quando o vídeo de suas apresentações na atração viralizou no YouTube e chegou a ser premiado com a “Música do Ano”.

Newyear Kitiwhut

O ator tailandês Newyear Kitiwhut, que está no ar no drama “Top Secret Together: The Series”, atua na série com seu namorado, Both. Os dois estão também no YouTube, no canal “BothNewyear Official”.

Clique para ler essa e outras entrevistas exclusivas

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático