Alex, ex-BP Rania, elogia Fatou, do Blackswan: “representatividade é muito importante”


  • 04/11/2020 - 15:59
  • Compartilhe:

A cantora Alex Reid, ex-integrante do grupo BP Rania, falou sobre a nova versão do grupo e elogiou a integrante Fatou. O bate-papo aconteceu em um vídeo publicado no canal da cantora Grace no YouTube, na última terça-feira (3).

No vídeo, Grace entrevistou Alex e elas conversaram sobre seu período na Coreia. Alex foi anunciada como integrante do BP Rania em 2015 e na época sua participação no grupo ela chamou atenção por ser a primeira negra em um grupo de k-pop. Ela ficou no grupo até 2017.

O Blackswan é uma versão “repaginada” do Rania. O grupo conta com ex-integrantes e novos rostos, incluindo a senegalesa Fatou Samba. Alex falou sobre a importância de Fatou no k-pop. “Representatividade é muito importante”, disse. Alex ressaltou a importância de não ser mais a única artista negra no k-pop e de sua participação estar sendo representada agora por Fatou.

“E ela tem a pele mais escura e a questão do colorismo é muito séria. As pessoas favorecem quem tem pele mais clara e entender essa complexidade é muito importante. Na minha época podem ter pensando que eu consegui entrar (no grupo) porque tenho a pele mais clara”, disse.

Alex, no entanto, disse também se preocupar com Fatou, devido às suas experiências passadas no k-pop. “Ao mesmo tempo que estou muito animada, parte de mim se preocupa, esperando que as coisas estejam melhores nos bastidores. Espero que as coisas estejam mais leves. Espero que a empresa tenha aprendido algo após eu passar por lá”, disse, se referindo à DR Music, gravadora que lançou o Rania e o Blackswan. “Realmente espero que o sorriso dela seja sincero, pois eu tive muitos momentos em que eu me forcei a sorrir para conseguir representar o sonho de outras garotas”, disse.

Ela também contou que estranhou o fato do primeiro disco do Blackswan se chamar “Goodbye Rania”. Ela apontou que algumas músicas do álbum incluem ainda seus vocais e acredita que a escolha foi feita pela gravadora ter feito um grande investimento no Rania. “Acho que eles não queriam jogar fora tudo que gastaram com o Rania”, acredita.

A cantora também falou sobre algumas situações que passou durante seu período na Coreia. Ela contou que não havia profissionais da beleza preparadas para cuidar do seu cabelo. Alex contou que durante um período se apresentou com os seus cabelos, originalmente cacheados, alisados. Ela contou que precisava acordar bem mais cedo que suas colegas de banda para alisar seus próprios cabelos, enquanto as outras integrantes tinham cabeleireiras para auxiliá-las. “É muito legal ser diferente na frente das câmeras, mas o que é necessário para sustentar alguém diferente em seu grupo nos bastidores?”, apontou Alex.

Apesar dos problemas, Alex afirmou que possui um grande respeito pela Coreia e disse não descartar a possibilidade de retornar para o país, se surgir uma boa oportunidade. Ela contou que duas das três principais gravadoras do k-pop, conhecidas como “Big 3” (SM Entertainment, JYP Entertainment e YG Entertainment) chegaram a chamá-la para uma reunião, após sua saída do BP Rania, mas ela disse que precisava se afastar um pouco do rígido sistema do k-pop e voltar para seu país natal, os Estados Unidos.

Veja o vídeo do bate-papo de Alex com Grace (sem legendas):