Ano Novo Chinês: saiba mais sobre as celebrações da chegada do Ano do Boi


  • 11/02/2021 - 19:23
  • Compartilhe:

Ano Novo Chinês é celebrado em países orientais, como China e Coreia

Chegada do Ano Novo em fevereiro? Quem já acompanha o entretenimento asiático há algum tempo já está acostumado com as celebrações do Ano Novo Chinês, mas para muitos isso pode ser uma novidade.

O Ano Novo Chinês (também conhecido como Ano Novo Lunar) é a data de comemoração da chegada de um novo ano para os países que seguem o calendário chinês, como a China e a Coreia.

Aqui no Brasil (e na maioria dos países) nós seguimos o calendário gregoriano, que foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 (que por sua vez, substituiu o calendário juliano, promulgado por Júlio César em 46 a.C., mas isso já é outra história). O calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol.

Já o calendário chinês se baseia no ciclo solar mas também nos ciclos lunares, sendo chamado de lunissolar. Segundo o ciclo lunar, o ano tem 354 dias. Mas para não perder a sincronia com o ciclo lunar (que tem 365,25 dias, como usamos por aqui), a cada três anos, um mês é acrescentado ao calendário. É um sistema parecido com o que acontece no nosso calendário, pois a cada quatro anos acrescentamos um dia no mês de fevereiro.

De acordo com o calendário chinês, cada ciclo é composto de 12 anos, sendo que cada um deles é regido por um animal. Os 12 animais também compõem o horóscopo chinês são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Cada ano de um ciclo é regido por um animal, começando pelo rato e terminando com o porco, e depois o ciclo recomeça. O seu “signo chinês”, portanto, é determinado pelo ano que você nasceu de acordo com o calendário lunar. O calendário chinês é o mais antigo em uso na humanidade e foi criado em 2637 a.C, pelo imperador Huang Di.

Seguindo o ciclo lunar, portanto, o Ano Novo Chinês nem sempre será realizado no mesmo dia. A data da chegada do novo ano de acordo com o calendário chinês é determinada por análises astrológicas mas, simplificando, podemos dizer que o ano novo começa no calendário lunar no primeiro dia de lua nova do calendário gregoriano.

Em 2021, o Ano Novo Chinês é celebrado nesta sexta-feira (12), quando iniciará o 4719 ano do calendário chinês, que é regido pelo boi e pelo metal yin.

Por conta da influência ocidental, os países asiáticos acabam por celebrar também a chegada do ano novo no dia 1º de janeiro, como fazemos, mas a principal celebração para países como a China é realmente na chegada do Ano Novo Lunar. É aí que eles fazem celebrações parecidas com as nossas: limpam as casas, visitam amigos e familiares e se preparam para a noite da virada.

Na China, em especial, a data é conhecida principalmente como Festival da Primavera, por celebrar o início da estação e de uma nova fase. Festivais tradicionais com danças, fogos de artifício e lanternas são comuns, mas este ano a maior parte dos desfiles e celebrações foram canceladas, devido à pandemia do covid-19.

A troca de presentes também é comum, principalmente de envelopes vermelhos, que contém dinheiro dentro, chamados de hóngbāo. Não existe uma regra, mas é comum que casais ou pessoas mais velhas deem o envelope para pessoas mais jovens ou solteiras. Com o advento das tecnologias digitais, tem sido comum também trocar envelopes vermelhos pelo WeChat, principal meio de comunicação instantânea usado pelos chineses. A cor vermelha é bem significativa para a cultura chinesa e remete à sorte e à felicidade. Quem acompanha o entretenimento chinês, vai ver várias imagens de envelopes vermelhos com os artistas durante essa época.

Na TV chinesa, é tradicional a realização do Festival de Gala da Primavera, transmitido por emissoras como a CCTV e a Hunan TV. Nesta quinta-feira (11), Wang Yibo, Andy Lau e Guan Xiaotong cantaram juntos no Festival de Gala da Primavera da CCTV, na véspera do ano novo:

Na Coreia, também são comuns as celebrações do Ano Novo Chinês. É comum ver nessa época também os artistas que nasceram no ano do animal regente falarem sobre suas expectativas para o ano de seu signo. Os anos mais recentes regidos pelo Boi foram 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009. Alguns dos artistas que nasceram em “anos do boi” foram Minnie (G-IDLE); Mina (TWICE); Jiho e Binnie (Oh My Girl); Mingyu, DK e The8 (Seventeen); Bang Chan (Stray Kids); Young Hoon, Jacob e Hyunjae (The Boyz), Rosé e Lisa(BLACKPINK), Jaehyun (NCT), Taeyang (SF9), Dami (Dreamcatcher), Cha Eunwoo (ASTRO), Bambam (GOT7), Wang Yibo (UNIQ), dentre outros.

Durante o mês de fevereiro, veremos muitas celebrações no entretenimento asiático da chegada do Ano do Boi. É mais uma oportunidade para ver apresentações especiais dos ídolos da música asiática e, para quem é ligado à astrologia, torcer para a chegada de novos e bons tempos.

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático