Após polêmicas no “Youth With You 3”, iQIYI desiste de programas de competição musical


  • 27/08/2021 - 17:35
  • Compartilhe:

iQIYI não promoverá mais programas que incentivem a votação do público

A plataforma de streaming chinesa iQIYI anunciou na última quarta-feira (25) que não promoverá mais programas de competição musical. O anúncio foi feito durante um simpósio da Associação de Artistas da TV da China (CTAA).

Gony Yu, fundador e diretor executivo da iQIYI e que integra o conselho da CTAA, disse durante o evento que “programas de calouros de ídolos e sistemas de votação fora dos ambientes digitais serão cancelados”.

O evento acontece em meio a um momento de mudanças no entretenimento chinês. Desde junho, a Administração de Ciberespaços da China (CAC) tem incentivado uma reformulação em programas que incentivem a participação do público, para controlar a votação compulsiva e comportamentos considerados como “exagerados” do público e da cultura de fãs. O movimento acontece depois do reality musical “Youth With You 3” ser cancelado após a “polêmica do desperdício de leite”. Uma das formas de votar no programa era usando o código disponível nas embalagens da marca de leite que patrocinava a atração. O problema foi quando fãs do programa compraram grandes quantidades do produto e divulgaram vídeos descartando a bebida após utilizar o código da votação, o que gerou uma série de críticas ao incentivo que o programa fazia ao consumo desenfreado dos produtos de seus patrocinadores.

O fundador da iQIYI disse durante o simpósio que as plataformas de streaming “sempre insistiram em traçar uma linha clara contra as tendências prejudiciais da indústria (do entretenimento), contra as disparidades salariais e a evasão fiscal”. O evento também discutiu soluções para evitar “brigas entre fãs” e comportamentos “prejudiciais” ao público motivados por esses programas.

O simpósio da CTAA reuniu representantes da indústria do entretenimento chinês para discutir questões relacionadas à cultura dos fandoms, contratos “yin-yang” e grandes diferenças salariais no mundo das celebridades.

Já foram formados em programas de competição musical chineses grupos como UNINE, R1SE e THE9. O grupo IXFORM, formado por ex-participantes do “Youth With You 3”, fez sua estreia no mês passado, após o cancelamento da competição.

Ainda não se sabe se a decisão da iQIYI de retirar os programas de competição musical de sua programação é definitiva e se a medida será adotada também por outras plataformas, como a Tencent e a Youku.

Clique para ler essa e outras entrevistas exclusivas

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático