“Snowdrop” tem sido criticado por “distorcer fatos históricos”
A emissora JTBC anunciou nesta quinta-feira (23) que exibirá mais episódios do drama “Snowdrop” nesta semana para tentar pôr fim às críticas de que a trama “distorce fatos históricos da Coreia do Sul”.
“Snowdrop” é o novo drama da JTBC, estrelado por Jung Hae In e pela cantora Jisoo, do BLACKPINK. A trama é ambientada na Coreia do Sul de 1987, ano marcado por protestos e pela retomada das eleições presidenciais diretas no país. Desde que a sinopse da série foi anunciada, o drama recebeu críticas por supostamente distorcer a história do período militar do país. Assim que o drama exibiu seus primeiros episódios, nos últimos dias 18 e 19, a produção voltou a ser alvo de críticas.
Uma petição foi criada no site da Casa Azul, escritório executivo do governo sul-coreano, pedindo que o drama fosse retirado do ar. Com mais de 300 mil assinaturas, a petição critica o drama por trazer o protagonista Su Ho (interpretado por Jung Hae In) como um espião. “Vários ativistas se tornaram vítimas que foram torturadas e mortas durante o período de democratização pois foram falsamente acusados de serem espiões, sem qualquer fundamento. Criar um drama com um enredo como esse, apesar da verdade histórica, afeta o valor do movimento de democratização”, diz o texto da petição. O drama também foi criticado por trazer um personagem ligado à Agência de Planejamento de Segurança Nacional, que vitimou ativistas na época sob a acusação de estarem vinculados a movimentos socialistas. Outra crítica menciona o uso de uma música que marcou o movimento pró-democratização do país como tema do personagem de Jung Hae In.
Em resposta às críticas, a JTBC divulgou um novo comunicado, informando que o drama traz o momento da ditadura militar sul-coreana como pano de fundo, para contextualizar uma história fictícia. A produção também explicou que os protagonistas da trama não possuem qualquer vínculo com o movimento de democratização.
Para tentar resolver o que chamou de “mal entendidos”, a emissora decidiu transmitir mais episódios do drama nesta semana. Enquanto normalmente são exibidos dois episódios por semana, a emissora decidiu colocar no ar três capítulos nesta semana. Segundo a emissora, os capítulos 3 a 5, que serão exibidos entre esta sexta (24) e domingo (26), mostrarão “a história por trás de Su Ho (Jung Hae In), um espião norte-coreano que vai para a Coreia do Sul, e a situação de governo injusta, que explicará o cenário apresentado inicialmente”.
“No drama, será revelado que Agência de Planejamento de Segurança Nacional é a organização que leva os espiões para a Coreia do Sul, enquanto os líderes da Coreia do Norte e do Sul conspiram por poder e dinheiro. Além disso, os episódios trarão histórias de jovens que são pegos em operações secretas”, explicou a JTBC, que garantiu que os próximos episódios irão solucionar os “mal entendidos” de que a história está distorcendo fatos históricos.
“O drama traz a esperança de nossa equipe de produção de não repetir uma época absurda em que a liberdade e a felicidade individual era oprimida por um poder abusivo”, declarou a JTBC.
“Snowdrop” terá 16 capítulos, com previsão de término no início de fevereiro. O drama vai ao ar na JTBC e está disponível também na plataforma de streaming Disney+.
Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático