Artistas coreanos celebram vitória de Youn Yuh Jung no Oscar 2021


  • 26/04/2021 - 15:35
  • Compartilhe:

Youn Yuh Jung fez história como primeira atriz sul-coreana premiada no Oscar

A atriz sul-coreana Youn Yuh Jung fez história no último domingo (25) ao se tornar a primeira atriz sul-coreana a ser premiada no Oscar. Aos 73 anos, a artista veterana foi eleita a “Melhor Atriz Coadjuvante” no Oscar 2021 por seu papel em “Minari”.

Youn Yuh Jung levou a melhor na categoria contra Amanda Seyfried, Glenn Close, Maria Bakalova e Olivia Colman.

Com muito bom humor, Youn Yuh Jung agradeceu o prêmio, fez uma brincadeira com Brad Pitt, ator que anunciou sua vitória, e ainda deu uma leve alfinetada nos constantes erros ocidentais na pronúncia de seu nome. “Como vocês sabem, sou da Coreia. Na verdade, meu nome é Yuh Jung Youn. Na Europa me chamam de Yuh Yung e alguns até me chamam de Yoo Jung. Mas hoje vou perdoar vocês”, disse. Recentemente, a atriz também arrancou risadas da plateia com seu discurso de agradecimento no BAFTA 2021.

“Eu não acredito em competição. Como eu poderia ganhar da Glenn Close?”, disse. “Nós interpretamos papéis diferentes, então não podemos competir umas com as outras. Hoje, estou aqui porque só tive um pouco mais de sorte. Talvez eu seja mais sortuda que vocês. E também, talvez, seja apenas a hospitalidade americana com os atores coreanos? Não sei, mas de qualquer forma, muito obrigada”, agradeceu a atriz que interpreta a simpática avó da história de “Minari”.

Primeira atriz coreana premiada no Oscar, Youn Yuh Jung foi a segunda asiática premiada pela Academia de Hollywood, após a japonesa Miyoshi Umeki, de “Sayonara”, em 1958.

Pelas redes sociais, atores e atrizes sul-coreanos comemoraram a vitória de Youn Yuh Jung. “Nós não tínhamos dúvidas que ela ganharia”, escreveu Jeon Do Yeon, que trabalhou com Yuh Jung em “The Housemaid” e “Beasts Clawing at Straws”.

O ator Lee Byung Hun usou o Instagram para parabenizar a atriz e disse que “o impossível não é um fato, é apenas uma opinião”. A atriz Kim Hye Soo também usou a rede social e publicou uma foto e um trecho de uma entrevista de Yuh Jung.

Park Jung Min, que também já trabalhou com a atriz, disse que “acredita que o resultado foi algo natural”. “Eu não posso esperar nada além de vê-la feliz e saudável nos presenteando com novos filmes”.

Outros nomes como Jung Yu Mi, Park Seo Joon, Choi Woo Shik, Bae Doona, Kim Go Eun, Han Ji Min, Han Hyo Joo, Song Hye Kyo e Claudia Kim também parabenizaram a colega. A atriz também foi homenageada pelo presidente sul-coreano Moon Jae In, que lembrou a vitória do filme sul-coreano “Parasita” no Oscar 2020, e disse que o prêmio da atriz “reescreve a história da dramaturgia coreana em seus 102 anos de existência”.

Outra vitória asiática que fez história no Oscar 2021 foi o prêmio de “Melhor Direção” para a chinesa Chloé Zhao, por “Nomadland”, que venceu também em “Melhor Filme”. A diretora foi a primeira asiática e segunda mulher a vencer o Oscar de “Melhor Direção”.

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático