O cantor coreano Kwon Dowoon se declarou abertamente como homossexual. O cantor falou sobre o assunto pela primeira vez por meio de um comunicado divulgado nesta terça-feira (6), por sua gravadora.
No anúncio, Kwon Dowoon, que é cantor de música trot, explica porque decidiu falar abertamente sobre sua orientação sexual. “Eu quero lutar pelo direito das minorias sexuais e abrir a porta para que outros artistas da indústria do entretenimento se assumam também”, disse.
O trot é um estilo de música popular na Coreia, que dominava as paradas até os anos 80, antes da ascensão do k-pop nos anos 90. Kwon Dowoon é o primeiro artista do gênero musical tradicional coreano a se declarar homossexual. Ele começou sua carreira em 2009, quando foi premiado como melhor letrista e compositor em uma competição universitária de trot. Na época, ele era estudante do curso de Jornalismo. Seu primeiro álbum foi lançado em 2010 e seu trabalho mais recente é o single “Casanova”, lançado este ano.
Kwon Dowoon afirmou que quer servir de inspiração para outras pessoas LGBTI+ que sonham com a carreira artística. “Eu quero me tornar alguém que com quem vocês possam se sentir próximos e alguém que possa lhe dar forças”, disse o artista.
Após o comunicado divulgado por sua empresa, Kwon Dowoon agradeceu o apoio que recebeu do público, em entrevista ao portal Newsen. O cantor disse que não esperava receber apoio e disse estar “grato, feliz e honrado”.
O lançamento do novo álbum de Kwon Dowoon está agendado para o próximo dia 30. Segundo o cantor, o disco incluirá uma versão do hit de 2004 “Two Of Us”, da cantora pop Chaeyeon, sob a perspectiva de um homem gay, embalado pelo som do trot. “Será uma música dançante de trot sobre um homem seduzindo outro homem. Será algo novo”, antecipou.