“Catman”: filme chinês com Sehun, do EXO, será lançado este mês


  • 02/03/2021 - 17:31
  • Compartilhe:

“Catman” sinaliza aproximação entre a China e a Coreia do Sul

O filme sino-coreano “Catman”, estrelado pelo cantor Sehun, do EXO, será lançado no próximo dia 14. Essa será a primeira vez que um filme com produção sul-coreana será exibido na China desde o veto do país à produtos da Coreia do Sul, em 2017.

“Catman” foi gravado em 2016 e deveria ter sido lançado no ano seguinte, mas teve seu lançamento adiado devido aos impasses políticos entre a China e a Coreia do Sul. Na história, Sehun interpreta Liang Qu, um adolescente que é amaldiçoado a passar metade de seu dia transformado em um gato. Já adulto, ele conhece Miao Xiaowan (Janice Wu), por quem se apaixona. No entanto, ele descobre que poderá se tornar um gato para sempre se estiver apaixonado por uma humana.

O filme será lançado no chamado “White Day”, feriado asiático similar ao “Dia dos Namorados”.

O Conselho de Filmes Coreanos (KOFIC), órgão responsável pela divulgação do cinema sul-coreano, acredita que o lançamento simboliza uma reaproximação entre a China e a Coreia do Sul. Segundo o Conselho, durante os últimos quatro anos, a China não tem se esforçado em divulgar produções com estrelas da Coreia do Sul e comemorou o destaque que o lançamento está recebendo na China. “Isso pode indicar uma suspensão ao veto”, disse o órgão.

O veto chinês aos produtos sul-coreanos começou em 2017, quando foi instalado na Coreia o sistema antimísseis norte-americano chamado Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes, conhecido pela sigla em inglês THAAD. O sistema foi uma iniciativa dos Estados Unidos para proteger a Coreia do Sul de um possível ataque dos vizinhos da Coreia do Norte. A instalação do sistema antimísseis aconteceu após uma ataque da Coreia do Norte, que aconteceu na contramão de sanções de aproximação entre os países. A instalação dessa operação gerou polêmica não apenas na Coreia, mas também entre outros países, em especial a China e a Rússia, que se opuseram à instalação. A reação chinesa foi fechar as portas para produtos coreanos e dificultar as relações com o país.

Veja o trailer de “Catman”; sem legendas:

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático