Com “Dynamite”, BTS é o primeiro artista coreano a chegar ao topo da Billboard


  • 31/08/2020 - 16:19
  • Compartilhe:

O grupo BTS fez história nesta segunda-feira (31). Os rapazes chegaram ao topo da “Hot 100”, parada mais importante de singles da Billboard. O ranking da revista considerada como a “bíblia da música” é o principal termômetro de popularidade de músicas nos Estados Unidos.

O BTS é o primeiro artista sul-coreano a chegar ao topo na Billboard. Antes do grupo, quem chegou mais perto foi PSY, com “Gangnam Style”, que chegou o segundo lugar em 2012. Segundo a Billboard, o primeiro artista asiático a chegar ao topo do ranking foi o japonês Kyu Sakamoto, em 1963, com “Sukiyaki”. O grupo Far East Movement, grupo de Los Angeles com descendentes de chineses, japoneses, coreanos e filipinos chegou ao topo em 2010, com “Like a G6”.

“Dynamite” foi lançada no último dia 21 e é o primeiro single do BTS cantado totalmente em inglês. Segundo a Billboard, o novo hit do grupo contabiliza até agora mais de 33 milhões de audições em plataformas de streaming nos Estados Unidos e vendeu mais de 300 mil cópias no país, que registrou até agora mais de 11 milhões de ouvintes do single nas rádios americanas.

O número de vendas do novo single do BTS também superou a marca do grupo que vendeu mais cópias durante uma semana nos Estados Unidos. O recorde anterior era da banda Prince and The Revolution, que vendeu mais de 280 mil cópias do hit de 1984 “Purple Rain”, em 2016, após a morte de Prince.

“Dynamite” é a 43ª música que estreou direto no primeiro lugar na Billboard. Antes, artistas como Michael Jackson, Whitney Houston, Elton John, Céline Dion, Britney Spears, Taylor Swift e Adele já alcançaram esse feito.

“Dynamite” é o 1.109º single a alcançar o topo da “Hot 100” da Billboard, nos 62 anos de história da principal parada musical norte-americana. A música é também o quarto single do BTS a chegar ao top 10 da parada, depois de “On”, “Boy With Luv” e “Fake Love”.

Ver essa foto no Instagram

The #Hot100 top 10 💥 Link in bio for a breakdown of this week’s top songs.

Uma publicação compartilhada por Billboard (@billboard) em