Documentário independente fala sobre movimento do Visual Kei no Brasil


  • 14/07/2020 - 15:28
  • Compartilhe:

Em formato de produção independente, o documentário J-Fora Kei estreou em 2017, com a proposta de apresentar as experiências vividas por músicos brasileiros que se inspiram no rock japonês e no estilo Visual Kei. Dirigido por Leonardo Amorim, roteiro e pesquisa de Marcos Vinícius e arte de Gabriel Patrocínio, o documentário estreou no Primeiro Plano Festival de Cinema, de 2017, e participou do Festival de Documentário de São Petersburgo, na Rússia, em 2019.

“A ideia para o título do documentário ‘J-Fora Kei’ foi de misturar o nome da cidade mineira de Juiz de Fora (berço da cena e também onde o material foi filmado e produzido), com a sigla J-Rock (abreviatura para Japanese Rock, nome dado ao rock feito no Japão). Tudo isso adicionando a palavra Japonesa ‘Kei’, emprestada do Visual Kei, que significa estilo”, informou a equipe responsável pela produção do documentário.

O Visual Kei é um movimento cultural originado do Japão, que mistura a sonoridade do rock com elementos estéticos, normalmente extravagantes e carregados de teatralidade. Algumas bandas de j-rock conhecidas por adotar o Visual Kei são Versailles, Alice Nine, the GazettE, An Cafe, entre outras.

“Que o ‘J-Fora Kei’ possa inspirar novas bandas, que possa inspirar liberdade, liberdade esta que está na bandeira do nosso querido estado de Minas Gerais e que deve e sempre será a essência da arte. Que esse documentário possa contribuir de alguma forma para que a “chama” do VK/Visual Rock continue no Brasil, mostrando que tudo é possível ser feito, desde que exista vontade, proatividade e trabalho em conjunto’, declarou a produção do documentário.

O documentário “J-Fora Kei” está disponível gratuitamente no YouTube. Na descrição do vídeo na plataforma, está disponível também álbum digital com a trilha sonora do filme para download gratuito.

Assista o documentário na íntegra: