Os tradicionais eventos de fim de ano do k-pop, os “Gayo Daejun” das emissoras KBS, MBC e SBS, podem não ser realizados este ano devido às recomendações de distanciamento social. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (23), pela imprensa coreana.
Um representante da KBS, que promove anualmente as cerimônias “Drama Awards” e “Entertainment Awards”, além do evento musical “Gayo Daejun”, disse que a emissora está cogitando substitutos para as atrações ou formas de realizá-las sem contato entre os participantes. “A emissora tem ciência de que os eventos não podem acontecer como costumavam ser, devido à pandemia do covid-19”. Segundo o representante da KBS, ainda não há definição sobre a realização das cerimônias de fim de ano.
A emissora SBS também se manifestou e comentou as informações de que o tradicional “SBS Gayo Daejun” não seria realizado este ano. Segundo um representante da emissora, ainda não há nada definido sobre a realização do evento.
Apesar da declaração da SBS, uma fonte ligada à emissora informou ao portal Ilgan Sports que as gravadoras dos principais grupos de k-pop já foram comunicadas sobre a não realização do evento. De acordo com o portal, a emissora estaria planejando substituir a cerimônia por um show remoto.
A MBC também estaria estudando as possibilidades para substituir o evento.
Os eventos “Gayo Daejun” das três emissoras acontecem anualmente, normalmente nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, e são uma tradicional celebração dos principais lançamentos do k-pop ao longo do ano. Os eventos já foram palco de apresentações memoráveis e parcerias inusitadas entre os grupos de k-pop.