Duong Domic recebeu influências do k-pop para lançar carreira no Vietnã
Com a ascensão mundial do k-pop, outras cenas musicais da Ásia têm ganhado destaque internacionalmente. Por aqui, já falamos sobre o p-pop das Filipinas, o c-pop da China, o t-pop da Tailândia, o j-pop do Japão, o indo-pop da Indonésia e o q-pop do Cazaquistão. Com o Vietnã não é diferente e o país também tem muito a nos mostrar do universo da música pop. Para falar um pouco sobre a cultura e a música desse país, conversamos com o Duong Domic, um dos novos expoentes da música pop do Vietnã
Duong Domic é a primeira aposta da gravadora IF Entertainment, fundada pelo rapper coreano Microdot no Vietnã. O cantor lançou seu primeiro trabalho no final do ano passado, a música “Candy”, em parceria com seu mentor e produtor Microdot. “‘Candy’ é uma música que mistura pop, dance e R&B com rimas e o clipe de ‘Candy’ mostra um garoto flertando e tentando conquistar a garota que ele ama. Ele é um garoto que sempre se perde em seus pensamentos por causa dessa garota, que quer ficar sempre ao lado dela e passar momentos lindos com ela. Além disso, a garota é uma metáfora para a música. A música veio até mim e eu fui atrás dela, mergulhei nela e espero poder criar as melhores músicas para o público”, Duong Domic explica. “Eu sou do Vietnã e tenho muito orgulho de ser vietnamita, vindo de um lugar tão diverso, onde lindas culturas e pessoas se unem. Eu estou correndo atrás do meu sonho de fazer música desde que tenho 15 anos de idade e meu primeiro grande passo foi ‘Candy’, minha música de estreia. Eu quero agradecer profundamente a todos os fãs e seguidores que têm me apoiado no Brasil”, ele se apresenta.
Por aqui no Brasil, temos uma grande proximidade com outras cenas musicais da Ásia, mas ainda são poucos os artistas do Vietnã que chegaram ao nosso público. “O Vietnã é um país com uma longa história e muitos valores culturais únicos, assim como o povo vietnamita. Isso influencia muito na música e na arte de forma geral. A história antiga e os valores culturais únicos do Vietnã têm influenciado muito a geração mais jovem da qual faço parte a ser mais grato, a ter mais orgulho e mais amor pelo país. Hoje, esses valores são colocados na música por muitos artistas e no futuro espero também trazer isso na minha música para que o mundo possa entender melhor e aprender sobre a história do Vietnã, sobre os valores culturais do país e sobre o povo vietnamita”, Duong Domic fala sobre a cultura de seu país. “Eu acho que cada país tem uma cultura tradicional linda, assim como a cultura musical. Assim como outras cenas musicais, o v-pop tem muitos artistas talentosos que podem brilhar pelo mundo e esse é também o meu desejo: levar minha música e o v-pop para o mundo”, ele acredita.
“Como artista e como parte da cena do v-pop de forma geral, eu tenho o objetivo de contribuir com as melhores músicas para o público, de mostrar meu próprio estilo musical para o mercado do v-pop para crescer não apenas no país, mas para que fãs internacionais possam me conhecer cada vez mais”, diz. “Para mim, a música e a cultura vietnamitas sempre foram intimamente relacionadas. Com a diversidade da nossa cultura, a música do Vietnã tem muitos estilos e eu acredito que por meio da música as pessoas de todo o mundo poderão entender mais sobre nós”.
Esse interesse em levar a cultura do seu país para o mundo tem ajudado Duong Domic a seguir em frente na carreira como artista. Assim como acontece na rotina de lançamento de artistas do k-pop, Duong Domic passou, e ainda passa, por um árduo treinamento para se mostrar ao público. “Eu normalmente ensaio de segunda a sábado, todos os dias por mais de 12 horas, das 8h às 20h. O tempo que eu passei me preparando para lançar ‘Candy’ foi muito especial e marcante. Pois naquela época, a pandemia do covid-19 estava no auge e eu tive que ficar na empresa durante cerca de três meses durante o lockdown da cidade. Quando ficou um pouco mais fácil viajar, eu tive que gravar dia e noite com o produtor (Microdot) e ensaiar a coreografia com Le Vihn (coreógrafo principal de ‘Candy’). Eu também tinha que controlar minha alimentação, perder peso, ir para a academia com um personal trainer e treinar intensamente”.
Ele nos contou que sonhava em ser um cantor profissional desde a adolescência e que a oportunidade de se lançar no v-pop não foi totalmente planejada. “Na verdade, a música chegou até mim quando eu tinha uns 14 ou 15 anos. Naquela época, teve uma competição de música na minha escola e eu me candidatei para tentar. Para falar a verdade, naquela época, eu só quis participar para me divertir, mas eu não imaginei que seria tão bem recebido por todos. Isso me motivou a amar a música cada vez mais e querer seguir nela de forma séria e profissional. Eu comecei a treinar canto, violão, piano e a compor. Eu me lembro que as primeiras melodias que eu compus foram quando eu estava no 10º ano. Eu toquei o violão e compus aleatoriamente. Me alegro só de lembrar daquela época! Eu continuei a participar de atividades de música na escola e com meus colegas até minha época de calouro na faculdade. Eu recebi informações sobre o processo de seleção da IF Entertainment de um amigo. Para falar a verdade, na época eu não sabia muito sobre o k-pop, mas fiquei curioso e me inscrevi para a seleção. Naquela época, eu não sabia dançar, então pensei que eu não ia ser selecionado. Mas no fim, por sorte, eu cheguei até aqui, estudei aqui e sou o primeiro artista (da IF Entertainment)”.
Apesar de seguir os exigentes moldes de treinamento de um artista coreano, Duong Domic diz que teve liberdade para expressar sua opinião durante o planejamento de sua estreia. “Eu fui trainee da IF Entertainment por três anos. Na verdade, antes a gravadora queria criar um grupo que lançaria cada integrante como artista solo um por um e depois formaríamos um grupo. No entanto, eu compartilhei com eles sobre minhas inspirações, paixões e orientações e tudo o que eu queria após trabalhar com meu produtor por algum tempo. E, no fim, eles decidiram me deixar ficar em carreira solo”. Ele conta que todo o esforço da época valeu a pena e ele já está se preparando para um novo lançamento. “Naquela época, teve também alguns dias que precisei ensaiar durante toda a noite. Houve momentos em que eu fiquei cansado e preocupado, pois como se tratava da minha música de estreia, era o primeiro passo para marcar minha carreira. Então usei isso como motivação para seguir em frente. Eu agora estou no processo de me preparar para o meu próximo projeto, um trabalho que tem uma estratégia completamente diferente de ‘Candy’, então meus hábitos cotidianos também foram totalmente alterados. Mesmo que seja um pouco difícil, eu espero trazer bons resultados”.
Além da liberdade de expressar sua vontade de se lançar como artista solo, Duong Domic conta que também recebeu espaço para compor suas próprias músicas. “Minha música tem algumas influências da música ocidental. O processo de composição, produção e gravação de ‘Candy’ levou seis meses até chegarmos na versão oficial como é hoje. Porque é uma música de estreia muito importante para mim e também para a gravadora, então o trabalho criativo foi muito importante. Para compor a música, tivemos os esforços de quatro pessoas: os produtores PRAY 4 (MICRODOT e STONER TUNES), Duong Domic e outro artista vietnamita, Quang Hung MasterD. Quando terminamos de compor, veio a data de gravação. Mas eu também preciso confessar que o primeiro período de gravações foi muito difícil para mim, mas todos os dias eu me esforcei e melhorei com as orientações da gravadora. Então consegui finalizar da melhor forma possível, para entregar um produto de qualidade”.
Esse ‘produto de qualidade’ descrito pelo cantor resultou também em um videoclipe, que está disponível no canal da IF Entertainment no YouTube. “Sobre o clipe de ‘Candy’, ele foi o esforço de muitas pessoas para chegarmos a um produto final de tanta qualidade, então tivemos muitas contribuições. No clipe, tem cenas lindas como no estacionamento com os carros da Harley-Davidson, as TVs antigas uma em cima da outra dão um toque muito artístico e legal, e finalmente, a cena da festa é muito única, estranha e fantasiosa. O clipe tem cenas de dança, de carisma e cenas de ação que espero que ajudem a me expressar da melhor forma possível. Eu fiquei feliz com o produto final!”.
Duong Domic confessa que, apesar de não ter tanta proximidade com o k-pop, se sentiu um pouco nervoso ao trabalhar com Microdot: “Antes de conhecer o produtor (Microdot), eu trabalhei com ele virtualmente para discutir sobre o trabalho. Para falar a verdade, eu também fiquei um pouco nervoso pois foi a primeira vez que fiz música com um estrangeiro. Mas quando nos conhecemos, nós compomos juntos, gravamos, falamos sobre música e ele me deu muitos bons conselhos, sobre gravação e sobre planos para o futuro da carreira”. Hoje, ele diz que sente a responsabilidade de ser o primeiro artista a representar a gravadora de Microdot no Vietnã. “Como primeiro artista da IF Entertainment, eu me sinto muito pressionado e preocupado, mas também muito animado com minha estreia. Pois como sou o primeiro, eu tenho ciência de quão importante é isso, mas eu também me esforço muito para levar as melhores músicas para todos”.
Após o período de atividades com “Candy”, Duong Domic se prepara agora para os novos passos de sua carreira e fala sobre o que pode contribuir para o v-pop e para a música asiática. “Eu não me arrisco a dizer que vou trazer algo de novo para o v-pop em particular ou para a Ásia de forma geral. Mas agora, com minha energia da juventude, meu entusiasmo e minha devoção pela música, eu tentarei levar produtos da melhor qualidade com o estilo do Duong Domic para o público, para trazer algum frescor para o v-pop e para música asiática”. Ele ainda deu um pequeno spoiler sobre sua próxima música. “Estou me preparando para meus próximos projetos. Me pergunto se vocês prestaram atenção na frase ‘never let you go’ (algo como ‘nunca vou te deixar’), no final do clipe de ‘Candy’. É um pequeno spoiler sobre minha segunda música. Uma música chamada ‘Never Let You Go’ será lançada para todos em breve. É uma música com um estilo completamente diferente de ‘Candy’. Por favor, aguardem. Essa música não vai decepcionar vocês, com certeza”.
“Mais uma vez, gostaria de agradecer à Highway Star e a todos que me seguem e me apoiam. Por favor aguardem meus próximos trabalhos e continuem me apoiando nas próximas jornadas. Eu espero que um dia possa ir ao Brasil para apresentar minhas músicas e levar boas apresentações!”, finaliza.
Para quem quiser acompanhar os próximos passos da carreira de Duong Domic e conhecer um pouco mais sobre o v-pop, pode seguir o artista em suas redes sociais:
Facebook | Instagram | TikTok | Twitter
Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático