Entrevista exclusiva: UNVS fala sobre estreia no k-pop em ano de pandemia, BTS, Luan Santana e mais


  • 14/09/2020 - 14:48
  • Compartilhe:

A Highway Star bateu um papo exclusivo com o grupo UNVS. Eles falaram sobre a carreira, sobre suas inspirações, sobre os diferenciais do grupo, sobre ter começado sua carreira em ano de pandemia e muito mais.

Sem mais delongas, aproveite esse bate-papo e conheça mais sobre esse super novo grupo do k-pop:

HWS: Vocês se conhecem antes da estreia do grupo na Coreia, diferente da maioria dos grupos de k-pop, que se conhecem durante o treinamento. Como vocês acham que isso pode contribuir para ser um dos pontos fortes do UNVS?

JUN H.: Não precisamos de tempo para nos conhecer. Normalmente, leva muito tempo para uma pessoa ficar à vontade com outra e durante esse processo muitas pessoas acabam se desentendendo. Mas para nós, esse processo não foi necessário e a gente já se conhecia muito bem, então tudo fluiu naturalmente.

Durante nossas primeiras sessões de fotos, filmagens e gravações de videoclipes, não tivemos nenhum problema, já que já sabíamos o que incomodava cada um de nós. Nós complementamos nossas fraquezas pois nos conhecemos desde muito tempo e isso faz nosso time ainda mais especial.

HWS: Vocês fizeram sua estreia em fevereiro, pouco antes do anúncio da pandemia do novo coronavírus. Como foi começar no mercado fonográfico em meio a um cenário tão atípico?

YY: Tivemos a oportunidade de fazer nosso showcase de estreia por meio do programa “Rookie King”. Nós iríamos nos apresentar para a imprensa e convidar nossos familiares e amigos, mas infelizmente tudo foi cancelado e apenas fizemos um evento online.

HWS: O k-pop é um mercado que tem conquistado fãs em todo mundo, mas também é marcado pela alta concorrência, cada vez mais com novos grupos. O que cada um de vocês apontaria como o diferencial do UNVS?

Jen: Todos nossos integrantes já praticam (canto e dança) por muito tempo, então podemos sempre tentar novos conceitos e mostrar para nossos fãs apresentações diferentes. Cada integrante tem um amplo espectro musical então como um time, o UNVS é muito especial.

HWS: Antes do grupo, vocês já tinham trabalhado com música? Contem pra gente sua relação com a música antes do UNVS.

JUN H.: Eu comecei a escrever letras e compor músicas de rap quando eu estava no ensino fundamental. Eu pegava músicas de k-pop famosas e escrevia um trecho em rap para elas ou fazia uma versão rap dessas músicas. Eu ainda escrevo e componho muitas músicas.

YY: Desde que eu estava no colégio, eu fazia muitos covers de danças de k-pop. Então, fui estudar no Japão e me formei em dança em uma escola de artes.

Eunho: Antes do UNVS, eu passei por outro grupo e também cheguei a trabalhar em carreira solo. Meu grupo anterior precisou se separar por problemas com a gravadora e, enquanto eu trabalhava em carreira solo, Jun H. me chamou para me juntar ao UNVS e agora estou aqui.

Changgyu: Eu era o vocalista de uma banda de garagem na época do colégio. Nós ganhamos muitos prêmios e me apresentar no palco me fez sonhar em me tornar um cantor.

Jen: Antes da nossa estreia, eu trabalhava como dançarino. Eu me concentrava mais na coreografia e na performance em si do que na música, até que eu quis ser o artista principal no palco. Foi aí que decidi ser um cantor.

HWS: Tem algum artista do k-pop que vocês gostariam de seguir os passos, tanto na trajetória ou no estilo?

Changgyu: Nós admiramos o BTS, que são nossos veteranos do programa “Rookie King”. Queremos tentar diferentes estilos musicais e de dança e, quem sabe, nos tornamos artistas globais como eles.

HWS: Vocês foram o primeiro grupo a participar do programa Rookie King, após o BTS, em 2013. Hoje há quem diga que eles são a banda mais popular do mundo. Em que o participar do programa contribuiu para a trajetória de vocês?

Jen: “Rookie King” foi nosso primeiro reality show e nós pudemos sentir que estávamos crescendo como artistas a cada episódio. Nós pudemos nos apresentar e experimentar muitas coisas diferentes por meio do “Rookie King”. Foi uma grande oportunidade para o UNVS para desenvolver um vínculo especial e aprender que podemos fazer qualquer coisa juntos.

HWS:. A música de estreia de vocês, “Timeless”, trouxe como diferencial explorar mais a harmonia vocal de vocês do que passos de dança ou batidas eletrônicas, como é comum no k-pop. Como vocalistas, quais são as inspirações de vocês?

Eunho: A primeira inspiração veio do nosso produtor, Sam, que gravou a faixa guia. Então, interpretamos a música com nosso próprio estilo e passamos a inspirar uns aos outros. Nós praticamos muito para que os vocais de nós cinco transmita a mesma emoção.

HWS: Em comparação com outros grupos de k-pop, é notável que a sonoridade do UNVS possui um diferencial, em um pop mais maduro. Como vocês definiriam o estilo musical do UNVS?

JUN H.: Nós queremos apenas chamar de “estilo do UNVS”. Não queremos nos limitar a um gênero musical e nos desafiar com novos gêneros. Queremos ter um estilo só nosso.

HWS: Quem acompanha vocês no TikTok vê uma imagem bem divertida e diferente dos clipes, que possuem abordagens mais maduras. Como surgiu a ideia de explorar esse lado divertido do grupo nas redes sociais?

Changgyu: Nós somos sexy e estilosos no palco, mas em contraste, somos divertidos e palhaços no TikTok ou nos reality shows. Não seria chato se fôssemos apenas legais e bonitos? Fiquem de olho nas diferentes características do UNVS!

HWS: Gostaríamos de saber se vocês tem alguma relação com o Brasil, se conhecem algo sobre nossa música ou nossa cultura de forma geral.

JUN H.: Quando eu penso no Brasil, imediatamente lembro do futebol. Eu lembro de lutar para ficar com o Brasil quando meus amigos e eu tínhamos que escolher um país durante jogos de futebol. Às vezes a gente nem escolhia o Brasil, pois sabia que time teria que ser muito forte.

Além disso, tenho ouvido muito Luan Santana ultimamente. Ele tem a mesma idade que eu e eu fiquei impressionado com suas apresentações ao vivo, especialmente às que ele usa o seu caminhão!

HWS: O UNVS está começando sua carreira agora e certamente muitos fãs estão interessados em saber mais sobre o grupo. Como vocês apresentariam o UNVS para esses novos fãs?

Eunho: O UNVS dos palcos é muito diferente do UNVS dos bastidores. Apesar disso, não fazemos muita distinção entre nossa vida pública e privada e gostamos de ser sinceros. Queremos mostrar para o público quem realmente somos.

HWS: Falem um pouco sobre a produção de seu novo álbum, sobre o gênero musical e a ideia do videoclipe.

JUN H.: Em nosso novo single vocês poderão ver nossa versão “jovens, rebeldes e livres”, expressando um amor boêmio em momentos em uma praia no verão. “Sand Castle” (castelo de areia, em tradução livre) representa um amor que pode facilmente se dissipar. A música passa uma mensagem de que devemos viver o momento e nunca olhar para trás. É uma música agitada com influências do house, da música eletrônica e do pop e vocês poderão experienciar uma ideia de juventude livre e divertida por meio da música.

Saiba um pouco mais sobre cada um dos integrantes do UNVS:

JUN H.

Nome real: Lim Junhyun
Data de nascimento: 28/08/1991
Rapper e líder
Altura: 1,76cm
Peso: 58kg
Seus cantores favoritos são Juice Wrld, G-Dragon, Post Malone
Sua música favorita é “I Know Better”, do John Legend
Seu filme favorito é “O Show de Truman” e ele também adora “Deadpool”
Seu prato favorito são aqueles feitos de frutos do mar
Seu hobbie é desenhar
Ele toca violão
Ele gosta de compor e já escreveu várias músicas que não foram lançadas ainda.
Curiosidade: ele tem dois aniversários então pode celebrar duas vezes! 

YY

Nome real: Jin Wenyong (nome coreano: Kim Munyong)
Altura: 1,74cm
Peso: 57kg
Data de nascimento: 30/08/1991
É o integrante chinês do grupo.
Fala coreano, mandarim e japonês.
Seu cantor favorito é o Bruno Mars
Sua música favorita é “Time Spent Walking Through Memories”, da Taeyeon
Ele ama os filmes do universo da Marvel
Seu prato favorito é ramyeon (miojo coreano)
Seu anime favorito é “Crayon Shin-chan”
Seu hobbie é assistir filmes e dramas.
Ele gosta de compor melodias e escrever letras, um pouco de cada.
Curiosidade: é muito tímido.

Eunho

Nome real: Shin Donggeun
Altura: 1,84cm
Peso: 69kg
Data de nascimento: 10/09/1992
Seu cantor favorito é Park Hyo Shin
Sua música favorita é “Beautiful Tomorrow”, do Park Hyo Shin
Tem dois pets: um gato chamado Bene e um cachorro chamado Tom
Seu filme favorito é “Interstelar”
Seu prato favorito é bolinho de kimchi feito pela sua mãe
Seu manhwa favorito é “Nabillera”
Seu hobbie é viajar
Seu instrumento musical é sua voz.
Gosta de escrever melodias e letras.
Curiosidade: Gostaria de provar hot pot (prato típico do sudoeste da China, bastante apimentado) 

Changgyu

Nome real: Song Changgyu
Altura: 1,73cm
Peso: 56kg
Data de nascimento: 06/07/1993
Seu cantor favorito é o Justin Bieber
Sua música favorita é “To You My Light”, da banda Maktub
Não tem pets, mas gostaria de ter um cãozinho da raça corgi
Seu filme favorito é “Diário de uma Paixão”
Seu prato favorito é lagostim
Seu drama favorito é “Reply 1988”
Seus hobbies são jogos de celular e assistir filmes
É multi-instrumentista. Toca Janggu (instrumento tradicional coreano que se assemelha a um tambor), kkwaenggwari (instrumento tradicional coreano que se assemelha a um prato), gongo, piano, bateria, guitarra, bumbo, tambor, triangulo, castanhola, acordeão, flauta doce, prato e xilofone
Gosta de escrever algumas letras e aprendeu a compor um pouco. Já fez uma música para um jogo uma vez também.
Curiosidade: ele gosta de vermelho, preto e branco.
É amigo dos integrantes do UP10TION, BLACK6IX, AWEEK, MYST, NOIR e mais.

Jen

Nome real: Kim Yehyun
Altura: 1,82cm
Peso: 63kg
Data de nascimento: 27/03/1997
É o caçula do grupo.
Sua banda favorita é o SHINee
Sua música favorita é “An Encore”, do SHINee
Seu filme favorito é “You Are the Apple of My Eye”
Seu prato favorito é bife
Seu drama favorito é “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo” e e seu anime favorito é “One Piece”
Seu hobbie é encontrar novas e boas músicas.
Toca o básico de bateria.
Quer aprender a compor e escrever.
Curiosidade: está tentando mudar seu estilo de dança.