Entrevista exclusiva: VERIVERY comenta expectativas sobre o Brasil: “queremos provar o churrasco”


  • 30/03/2021 - 18:04
  • Compartilhe:

Para a Highway Star, o VERIVERY falou sobre o novo single e expectativas sobre o Brasil

O grupo VERIVERY começou o ano com o pé direito. Os rapazes da Jellyfish Entertainment estão de volta com o EP “Series ‘O’ Round 1: Hall”, que trouxe o single “Get Away”. Em entrevista exclusiva para a Highway Star, o grupo falou sobre a nova música, sobre o período fora dos palcos por causa da pandemia e sobre expectativas para conhecer o Brasil.

O VERIVERY começou sua carreira em 2019. O nome do grupo indica intensidade e brinca com a palavra inglesa “very” (muito). Quando perguntamos o que o VERIVERY tinha em excesso, os rapazes nos contaram que acham que é a versatilidade. “Nossa principal característica é que podemos apostar em vários conceitos diferentes, como se fossemos camaleões. E nossas coreografias são nosso ponto mais forte”, acreditam.

Formado por Dongheon, Hoyoung, Minchan, Gyehyeon, Yeonho, Youngseung e Kangmin, o VERIVERY teve uma baixa no último álbum: Minchan precisou se afastar do grupo temporariamente para um tratamento de saúde. Além disso, a banda também tem lidado com um problema comum a toda classe musical do mundo: a falta de shows e eventos presenciais. “2020 foi um ano muito difícil e não tivemos oportunidades de encontrar com nossos fãs pessoalmente. Mas enquanto isso, temos nos esforçado para nos comunicar com nossos fãs pelas redes sociais e com nossas músicas. Esperamos poder nos encontrar pessoalmente ainda em 2021 ou o mais breve possível”, dizem os integrantes com otimismo.

Apesar das dificuldades do período pandêmico, 2020 foi um ano cheio para o VERIVERY: quatro lançamentos musicais e a participação no “Road To Kingdom” marcaram o ano dos rapazes. O programa foi uma prequela do “Kingdom”, que vai ao ar agora em abril pela Mnet. No reality, o VERIVERY competiu ao lado dos grupos Pentagon, ONF, Golden Child, The Boyz, Oneus e TO1 (na época ainda sob o nome TOO). Os meninos não venceram o programa, mas comentam que a experiência foi “valiosa”. “Por meio do ‘Road To Kingdom’, aprendemos muito sobre como nos expressar e nos dedicar assistindo as apresentações de tantos colegas, sejam veteranos ou não. Foi uma experiência valiosa. Se pudéssemos ir mais uma vez, gostaríamos de mostrar apresentações ainda melhores”.

Agora em 2021, o grupo volta com um novo trabalho e mostra ao público uma nova faceta. Sua nova música nova, “Get Away”, tem uma melodia bem sexy e o clipe tem uma cenas que podem remeter a diferentes significados e teorias. Sobre a música, os integrantes são unânimes: a ideia era mostrar um lado mais sensual do grupo. “Quando gravamos a faixa-título, buscamos que ela tivesse um bom ritmo e tivesse uma pegada sensual. A ideia que queríamos passar é de uma ‘festa selvagem’”, explica Dongheon. “É uma música sexy, mas minha parte na música é um pouco mais intensa, então eu pensei muito em como mesclar essas duas propostas”, completa Hoyoung. “Foi a primeira vez desde nossa estreia que eu trabalhei com uma música desse estilo, então me esforcei para que soasse natural”, continua Gyehyeon.

“A faixa demo que nos apresentaram dessa música era tão boa que eu fiquei muito animado para gravá-la. Mas fiquei satisfeito com nosso resultado final”, conta Kangmin. Faixa demo nesse caso é quando um compositor ou produtor grava uma música, como um guia para o artista que irá gravá-la. A demo pode ser gravada pelo próprio artista, compositor ou algum artista convidado. “Eu acho que eu me esforcei muito para que essa música soasse sensual. E pratiquei muito para oferecer algo de qualidade”, disse Yeonho. Yongseung concorda com Gyehyeon e diz que era importante que essa sensualidade soasse natural: “É uma música que demonstra uma sensualidade mais contida, então me esforcei para deixar isso transparecer naturalmente”.

Para se inspirar para essa nova fase, o VERIVERY nos contou que tem buscado referências em artistas diferentes: Dongheon disse que tem ouvido muito o som do DJ Diplo. “A história e os projetos dele têm sido uma ótima inspiração para mim”, disse. Youngseung foi mais longe: ele elegeu o multi-instrumentista French Kiwi Juice (FKJ) e a cantora prodígio norte-americana Grace VanderWaal com suas referências atuais. “Eu tento escutar músicas diferentes e me inspiro pelas letras e pelas melodias”, falou o músico. Já o caçula Kangmin foi mais clássico: “Eu me inspiro muito vendo videoclipes de outros artistas. Recentemente, os vídeos do Michael Jackson têm me inspirado muito”, disse.

Mas o VERIVERY tem também em sua gravadora uma inspiração importante: os rapazes integram a Jellyfish Entertainment, empresa que lançou o VIXX, um dos grupos mais marcantes da terceira geração do k-pop. “Somos muito honrados de ser da mesma gravadora do VIXX. Achamos que eles formam um grupo perfeito, com a combinação de presença de palco, com apresentações ao vivo e coreografias cheias de expressão. Gostaríamos de aprender a nos expressar no palco como eles fazem. Agradecemos muito o apoio que eles nos deram”, concordaram os integrantes do VERIVERY.

A inspiração tem sido valiosa. O VERIVERY traz em sua discografia músicas que fazem uma mescla interessante de diferentes estilos musicais. Sobre seu repertório, os rapazes elegem suas músicas favoritas. “Pessoalmente, gosto mais da faixa-título do novo álbum, ‘Get Away’”, elege Dongheon. A música também é a favorita de Gyehyeon e Yongseung. “É uma música de um estilo que não fizemos antes. Eu acho que fizemos um bom trabalho com ela. E gosto também de ‘Love Line’. É uma música que me deixa muito feliz e animado quando eu escuto”, disse Gyehyeon. Yongseung completou e sugeriu também “SKYDIVE” e “Paradise”.

“Eu gosto de ‘Flower’. Combina com qualquer clima e você pode começar o dia de bom humor”, disse Hoyoung, enquanto Kangmin escolheu “Lay Back”. Yeonho, por sua vez, preferiu algo mais autoral: ele elegeu como a favorita “All I Do”, música escrita em parceria com Dongheon. “Tem um estilo ‘retrô’ misturado com a sonoridade do k-pop e nós escrevemos a letra pensando no que gostaríamos de dizer para nossos fãs, então é uma música pela qual eu tenho muito carinho”, confessou.

A versatilidade, característica que o grupo considera um de seus pontos fortes, pode render no futuro projetos musicais mais ousados. “Eu gostaria de tentar algo mais exótico, no estilo de ‘Lean On’ (hit de Major Lazer, DJ Snake e MØ, de 2015)”, disse Dongheon.

“Eu gostaria de tentar algo mais puxado para o hip-hop e que fosse divertido de tocar no palco. É um estilo que não tentamos ainda, mas se nós nos esforçarmos, acho que conseguiremos entregar uma boa apresentação”, conta Hyoyoung.

Essas ousadias sonoras do grupo, quem sabe, poderão ser ouvidas ao vivo em solo brasileiro em um futuro próximo. O grupo fala sobre seu interesse em nosso país e confessa: “o Brasil é um país que realmente queremos ir”. Mas a curiosidade dos rapazes sobre nosso país não é apenas artística, mas também gastronômica. “Hoje em dia, tem alguns restaurantes na Coreia que vendem churrasco brasileiro, então fomos provar. O sabor era tão bom, criamos memórias tão boas lá, que queremos provar o churrasco do Brasil”, eles contam. Os meninos confessam também que são torcedores fanáticos de futebol e que gostariam de ir a um estádio e curtir uma partida por aqui.

Enquanto a situação não é propícia para uma visita do VERIVERY no Brasil, eles agradecem o apoio que recebem dos fãs daqui. “Muito obrigado por nos apoiarem de tão longe, do outro lado do mundo. Ficamos vendo nossos veteranos comentando sobre as apresentações no Brasil e realmente queremos ir e nos apresentar também. Mal podemos esperar para visitar o Brasil e criar boas memórias com vocês. Por favor, aguardem um pouco mais até lá. Amamos vocês”, finaliza o VERIVERY.

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático