Fãs criticam integrantes do SuperM por comentário sobre tom da pele de Lucas


  • 22/10/2020 - 15:58
  • Compartilhe:

Fãs do grupo SuperM levantaram uma discussão sobre um comentário feito pelos integrantes do supergrupo, nesta quinta-feira (22). Pelo Twitter, fãs acusaram os artistas de terem feito um comentário depreciativo sobre o tom de pele do integrante Lucas.

A polêmica surgiu após um trecho de um episódio do reality show “MTopia”, estrelado pelo supergrupo, circular no microblog. Na cena, os integrantes do grupo estão dentro de uma van. Taeyong comenta que na parte de traz do carro não tem boa iluminação. Em seguida, Mark diz que Lucas, que está sentado no banco traseiro, está “quase invisível”. Depois, Baekhyun comenta que está difícil de enxergar o colega.

Pelo Twitter, fãs apontaram o problema na fala dos cantores, que sugeriram que Lucas estaria “invisível” por ter um tom de pele mais escuro. No microblog, fãs pediram que os artistas façam um pedido de desculpas pelo comentário e que se eduquem sobre esse tipo de atitude.

A página EXO Planet BR (@EXOPlanetBR), que se apresenta como a maior página de fãs do EXO da América Latina, com mais de 82 mil seguidores, apontou a problemática da fala dos cantores, em especial de Baekhyun, que também faz parte do EXO. “A piada foi direcionada especificamente a uma pessoa que tem a pele mais escura. O problema está aí”, escreveu a EXO Planet BR.

“Inicialmente, é importante ressaltar que o que ocorreu não foi racismo e sim colorismo”, escreveu a página de fãs, seguido da definição de racismo, como discriminação direcionado a uma pessoa de raça ou etnia diferente, e colorismo, como discriminação por alguém de pele mais escura entre indivíduos do mesmo grupo étnico. “Em nossa concepção, entendemos que a Coreia é um país que tende a ser colorista, isso está na sociedade deles há séculos e caso isso não seja abertamente discutido em sociedade, atitudes como a de hoje passarão sem que as pessoas entendam a problematização delas”, afirmou a EXO Planet BR.

No Twitter, o assunto foi discutido especialmente por fãs do EXO e do NCT. Os nomes de Baekhyun e Taeyong chegaram aos assuntos mais comentados no Brasil. Até o momento, nem o grupo e nem a gravadora SM Entertainment se manifestaram sobre o caso.