Federação Internacional da Indústria Fonográfica nomeia o BTS como maior artista de 2020


  • 05/03/2021 - 15:17
  • Compartilhe:

BTS ficou na frente de nomes como Taylor Swift, Ariana Grande e Justin Bieber

O grupo BTS foi nomeado como o maior artista global de 2020, de acordo com uma lista divulgada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Sediada em Londres, a organização representa os interesses da indústria fonográfica e de gravadoras de 75 países.

O resultado foi divulgado no site da federação na última quinta-feira (4). O prêmio é calculado de acordo com o desempenho de vendas de músicas físicas e digitais durante o ano, “desde o streaming até o disco de vinil”, segundo a organização.

Essa é a primeira vez que um artista sul-coreano aparece no topo da lista. O BTS também é o primeiro artista premiado pela federação a não ter o inglês como seu idioma primário. O septeto já apareceu antes na lista, na 2ª posição em 2018, e na 7ª posição em 2019.

Conforme foi bem lembrado pela IFPI, o prêmio vem após um ano em que o BTS quebrou “recorde após recorde” com seus lançamentos musicais.

“O BTS foi onipresente em 2020, proporcionando uma bem-vinda fuga da realidade em um ano sem precedentes para os amantes da música em todo o mundo. “MAP OF THE SOUL: 7” foi lançado em fevereiro de 2020 como um dos maiores números de pré-venda para um álbum de todos os tempos, e rapidamente alcançou o primeiro lugar em mais de 20 países. A versão japonesa “MAP OF THE SOUL: 7 ~ THE JOURNEY ~” foi lançada em julho de 2020, ultrapassando 500 mil cópias vendidas após dois dias do lançamento e se tornando o álbum mais vendido de um artista estrangeiro naquele mercado. Agosto trouxe o lançamento do avassalador single “Dynamite”, a primeira vez que o BTS gravou uma faixa totalmente em inglês, e que se tornou seu primeiro single número um nos EUA e quebrou recordes de audições digitais no dia de lançamento no YouTube e Spotify. O BTS fechou seu ano incrível com o lançamento do “BE (Deluxe Edition)” em novembro, uma resposta à pandemia da covid-19 resumida pelo single principal “Life Goes On”, que garantiu o primeiro lugar em três continentes”, resumiu a organização.

Confira a lista completa de maiores artistas de 2020, de acordo com a IFPI:

  1. BTS
  2. Taylor Swift
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. Billie Eilish
  6. Eminem
  7. Post Malone
  8. Ariana Grande
  9. Juice WRLD
  10. Justin Bieber

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático