O projeto de lei que permitiria que ídolos do k-pop pudessem adiar o alistamento militar obrigatório até os 30 anos de idade foi aprovado nesta terça-feira (1º). As informações são da agência de notícias Reuters.
De acordo com a lei original, todo homem sul-coreano deve se alistar no serviço militar entre os 18 e os 28 anos de idade. Com a aprovação da emenda, será concedido um benefício para estrelas de k-pop que queiram adiar o alistamento até os 30 anos de idade.
A motivação da lei, segundo os políticos envolvidos em sua elaboração, é a aproximação da data de alistamento de Jin, integrante mais velho do BTS. Jin tem 27 anos e precisaria se alistar até o final de 2021.
“Artistas pop vivem a melhor fase de suas carreiras aos 20 anos, mas muitos deles têm buscado maneiras de adiar o alistamento”, disse Jeon Yonggi (Partido Democrata), um dos autores da emenda.
A lei não permite que artistas de k-pop tenham dispensa do serviço e apenas concede o direito de solicitar adiamento. Atualmente, só foram concedidas liberações do serviço militar para atletas que receberam prêmios internacionais e artistas da música erudita que trouxeram reconhecimento para a música sul-coreana.
A emenda cita que artistas de k-pop “notáveis” possam solicitar o adiamento. A gravadora do BTS, a Big Hit Entertainment, não comentou a aprovação. Em entrevistas anteriores, os integrantes do BTS se mostraram dispostos a cumprir o serviço militar conforme orienta a legislação do país.