Produtor e empresário são multados por manipulação de votos no “Produce 101”


  • 22/01/2021 - 18:25
  • Compartilhe:

Figurões de gravadoras criaram fakes para manipular votação do “Produce 101”

Um produtor da gravadora MBK Entertainment e o diretor executivo da PocketDol Studio foram multados por manipulação de votos no programa “Produce 101”. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pela imprensa coreana.

O Tribunal Distrital Central de Seul multou Kwang Soo, da MBK Entertainment, e Park Kyu Heon, da PocketDol Studio, em 10 milhões de wones (cerca de R$49 mil) cada.

Os dois foram indiciados por obstrução de negócios. Os dois “figurões” foram acusados de comprar 10 mil contas falsas entre março e abril de 2016. Os perfis fakes teriam sido usados por funcionários da MBK Entertainment para aumentar os votos das competidoras da MBK Entertainment no programa musical “Produce 101”. Quase 90 mil votos ilegais teriam sido registrados para as representantes da empresa no programa durante o período.

“Os réus usaram métodos ilegais para aumentar a pontuação de suas candidatas em um programa de competição comprando contas falsas e forçando funcionários e trainees a votar. Isso afetou a pontuação. Mesmo que os réus já tenham promovido programas de seleção de artistas, eles não apenas não conseguiram se manter de forma transparente e justa no mercado, mas também usaram votos falsos e outras estratégias ilícitas para causar desconfiança”, disse o Tribunal.

A Justiça coreana concluiu, no entanto, que a manipulação de votos não interferiu na votação final do programa. “Na sentença, levamos em consideração que os réus reconheceram seus erros e não tinham antecedentes criminais nos últimos cinco anos”, informou o Tribunal.

Esse caso não possui vínculo com a investigação de manipulação de votos que envolve produtores do programa. A MBK Entertainment é uma das subsidiárias da CJENM, e a PocketDol Studio faz parte da MBK. O processo se refere à primeira temporada do “Produce 101”, que foi ao ar em 2016 e formou o grupo I.O.I.

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático