Programa sul-coreano usa inteligência artificial para “ressuscitar” vozes de Kim Kwang Seok e Freddie Mercury


  • 16/02/2021 - 17:24
  • Compartilhe:

SBS fez Freddie Mercury cantar em coreano com inteligência artificial

Um programa de TV da emissora sul-coreana SBS tem usado a tecnologia da inteligência artificial (IA) para “ressuscitar” vozes de ídolos da música que já se foram. Intitulado “Competição do Século: IA vs Humanos”, o programa mostra as possibilidades do sistema de inteligência artificial baseado em aprendizado de máquina.

Um dos cantores que “voltou a vida” com a tecnologia foi Kim Kwang Seok, famoso cantor de folk rock sul-coreano. O astro, que morreu em 1996, “participou” do programa, cantando músicas que foram lançadas anos após sua morte.

Segundo informações da BBC, da última segunda-feira (15), a “participação” de Kim Kwang Seok no programa foi possível graças a um software de inteligência artificial que foi treinado para aprender a voz do cantor.

O aprendizado de máquina tornou possível que o programa aprendesse, inicialmente, 20 músicas de Kim Kwang Seok e que treinasse o jeito de falar do cantor. Depois, a “voz” do artista foi treinada em mais 700 músicas.

Kim Min Ji, produtora do programa, disse que a voz da IA canta ainda melhor se “aquecer” a voz antes de executar a música. Graças ao software, Kim Kwang Seok já se apresentou no programa cantando músicas como “I Miss You”, de Kim Bum Soo, lançada em 2009, e “The Letter”, gravada por Kim Kwang Jin, em 2000.

Segundo o programa, a família de Kim Kwang Seok foi informada sobre a iniciativa e reagiu bem. Mas o astro sul-coreano não foi o único artista que já nos deixou que teve sua voz recriada pelo sistema de inteligência artificial.

O programa também usou a tecnologia para “ressuscitar” a voz de Freddie Mercury, eterno vocalista da banda britânica Queen, que faleceu em 1991. A voz lendária de Mercury foi recriada pelo software, que fez o astro do rock britânico cantar um trecho de uma música em coreano: “Uphill Road”, lançada por Yoon Jongshin em 2013.

O “Competição do Século: IA vs Humanos” vai ao ar às segundas-feiras, na SBS.

Veja os vídeos das vozes “ressuscitadas” de Kim Kwang Seok e Freddie Mercury:

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático