Ren Hao, do R1SE, é criticado por comentário sobre descarte de água contaminada de Fukushima


  • 16/04/2021 - 16:51
  • Compartilhe:

Ren Hao pediu que a China apoie o Japão em descarte polêmico

O cantor Ren Hao, do grupo R1SE, foi criticado por internautas chineses após publicar um comentário favorável a uma polêmica decisão do governo japonês. O artista usou sua conta no Weibo na última quarta-feira (14) para sugerir que a China apoie um polêmico plano do Japão de despejo de água contaminada de Fukushima no oceano.

No início da semana, o Japão aprovou um plano de despejo no oceano de mais de um milhão de toneladas de água contaminada da usina nuclear de Fukushima, que foi destruída em 2011 por um tsunami. Apesar de afirmar que a água será diluída para reduzir os níveis de radiação, o plano gerou polêmica e foi criticado por moradores, ativistas ambientais, pela indústria pesqueira do país e pelos governos da China e da Coreia do Sul.

Na contramão do governo chinês, que pediu que o Japão “aja com responsabilidade”, o integrante do R1SE acredita que os chineses deveriam apoiar o plano japonês.

“Em relação à usina nuclear de Fukushima, no Japão, se utilizarmos uma cobertura maior para vedar a área, podemos fechá-la como uma usina de tratamento de esgoto nuclear. Se nossa pátria (China) estiver disposta a ajudar, o mundo inteiro poderá testemunhar o poder chinês e as maravilhas da engenharia chinesa. Nunca esqueceremos a guerra, mas este planeta azul é o lar de todos”, escreveu Ren Hao, que também publicou imagens que ilustram a sua “sugestão” para o problema.

Criticado por internautas chineses, o cantor apagou a publicação, mas depois voltou a falar sobre o assunto e disse que não “foi sua escolha apagar o texto”. “Se ser ridicularizado pode chamar a atenção de todos para a proteção da terra e de seus oceanos da destruição, então estou muito feliz de ser repreendido. Eu não sou cientista. Como você, estou apenas vivendo na poeira deste planeta. Obrigado por ver isso”, escreveu o artista.

No dia seguinte, o artista mudou o tom para falar sobre o assunto e voltou a se pronunciar, dessa vez com um pedido de desculpas por seus “comentários impróprios nas redes sociais”.

“Tenho plena consciência da minha ignorância e sinto a responsabilidade social que carrego. Obrigado a todos pelo apoio e pelas críticas. Vou ouvir com atenção, tendo em mente que devo colocar meus esforços em estudar muito e trabalhar muito para me tornar um escritor e artista mais qualificado. Mais uma vez, gostaria de pedir desculpas a todos. Eu cometi um erro”, escreveu Ren Hao no Weibo.

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático