Seoul Music Awards diminui votos do GFRIEND e fãs questionam premiação


  • 16/12/2020 - 16:38
  • Compartilhe:

Seoul Music Awards alegou votação irregular e fãs do grupo acreditam em boicote

A premiação Seoul Music Awards divulgou um comunicado, nesta quarta-feira (16), sobre as votações populares do evento. O 30º High1 Seoul Music Awards está marcado para o dia 31 de janeiro e a votação está aberta no site do evento.

Segundo o comunicado da premiação, o comitê do Seoul Music Awards teria detectado uma votação irregular em duas categorias para um artista específico. A premiação afirmou que foram apuradas mais de seis mil contas falsas, que teriam supostamente votado de forma irregular para impulsionar os votos de um único artista.

A premiação não disse claramente o nome do artista que estaria com votos irregulares, mas denominou o artista como “G*********”. A votação irregular, segundo eles, teria acontecido cerca de 21h (horário da Coreia), no último dia 13. Os votos teriam sido detectados nos dias 14 e 15. A premiação afirmou que mais de 100 mil votos foram deletados para o artista em questão nas categorias “Prêmio Principal” e “Revelações Lendárias da Música”.

“Todas as quantidades anormais de votos serão deletadas e todas as contas usadas para os votos irregulares serão removidas”, disse o comitê do Seoul Music Awards, que afirmou que não “detectou irregularidade em nenhuma outra categoria ou artista”.

A premiação afirmou ainda que tomará medidas legais caso os votos irregulares sejam detectados novamente e que “tomará todas as medidas para não prejudicar a legitimidade da votação”.

Assim que o comunicado foi divulgado, fãs identificaram que o artista em questão era o grupo GFRIEND. Em comentários na página do Twitter do Seoul Music Awards, é possível ver comentários de fãs questionando o comunicado e afirmando que a premiação estaria “boicotando o GFRIEND”.

O principal argumento dos fãs do grupo são os números da votação. Os dados dos votos populares estão disponíveis no site do evento e os fãs que fazem mutirões de votação seguem monitorando as quantidades de votos. Segundo os fãs, mesmo com contas falsas, seria impossível que mais de 100 mil votos fossem feitos em apenas um minuto por cerca de seis mil contas falsas.

Alguns fãs chegaram a afirmar também que nos eventos passados, o GFRIEND foi prejudicado por votos irregulares de fãs de outros artistas e nenhuma ação foi tomada na época. “Se querem ser justos, deem (ao GFRIEND) os prêmios do ano passado”, escreveu um fã.

Ainda de acordo com os fãs, os números do GFRIEND na premiação subiram consideravelmente graças à dedicação de seu fã-clube em se organizar para as votações, da mesma forma que fãs de outros artistas estão fazendo. “Eles irão deletar os votos mais uma vez quando o GFRIEND chegar ao topo. Eles apenas não querem que o GFRIEND receba nenhum prêmio”, disparou outro fã.

O Seoul Music Awards não respondeu às acusações.