A plataforma de streaming de músicas Spotify apurou um crescimento de 47% da popularidade do k-pop ano após ano no Brasil. As informações foram divulgadas pelo jornal Extra nesta semana.
Segundo os dados divulgados pelo Spotify, plataforma de streaming que tem cerca de 300 milhões de usuários ativos no mundo, o Brasil é um dos maiores mercados do k-pop, aparecendo como quinto país que mais consome músicas sul-coreanas entre os 92 países atendidos pela plataforma.
O Spotify apontou como principal fator de crescimento do k-pop no Brasil a ascensão do grupo BTS, que desde 2017 vem se destacando como um dos principais nomes da música pop no mundo.
Para o Extra, o Spotify apresentou dados sobre o consumo de músicas de k-pop no aplicativo no Brasil. Confira:
2014 – “Gangnam Style”, PSY
2015 – “Puss”, Jimin (feat. Iron)
2016 – “Dope”, BTS
2017 – “DNA”, BTS
2018 – “Fake Love”, BTS
2019 – “Kill This Love”
1. “Kill This Love”, BLACKPINK
2. “Boy With Luv”, BTS (feat. Halsey)
3. “Kiss and Make Up”, BLACKPINK (feat. Dua Lipa)
4. “DNA”, BTS
5. “DDU-DU DDU-DU”, BLACKPINK
6. “Fake Love”, BTS
7. “Blood Sweat & Tears”, BTS
8. “Boombayah”, BLACKPINK
9. “As If It’s Your Last”, BLACKPINK
10. “POP/STARS”, K/DA (com (G)-IDLE, Jaira Burns e Madison Beer
1. BTS
2. BLACKPINK
3. EXO
4. TWICE
5. Red Velvet
6. Monsta X
7. (G)-IDLE
8. Stray Kids
9. NCT 127
10. Seventeen
1. BLACKPINK
2. TWICE
3. Red Velvet
4. (G)-IDLE
5. Mamamoo
6. LOONA
7. KARD
8. Girls’ Generation
9. Sunmi
10. 2NE1
O KARD apareceu na lista de artistas femininos, mesmo se tratando de um grupo misto, formado por dois cantores e duas cantoras.
1. BTS
2. EXO
3. Monsta X
4. Stray Kids
5. NCT 127
6. Seventeen
7. BIGBANG
8. GOT7
9. RM
10. iKON
1. São Paulo (SP)
2. Rio de Janeiro (RJ)
3. Belo Horizonte (MG)
4. Brasília (DF)
5. Curitiba (PR)
6. Porto Alegre (RS)
7. Salvador (BA)
8. Campinas (SP)
9. Fortaleza (CE)
10. Florianópolis (SC)