Taiwanês, Lai Guanlin (ex-Wanna One) é criticado por comemorar o Dia Nacional da China


  • 02/10/2020 - 16:55
  • Compartilhe:

O cantor Lai Guanlin, ex-integrante do grupo Wanna One, recebeu críticas de internautas taiwaneses, nesta quinta-feira (2). O cantor, que é de Taiwan, participou de comemorações de um importante feriado chinês, o Dia Nacional da China, celebrado no dia 1º de outubro.

Guanlin se apresentou em um programa da emissora de TV governamental chinesa, a China Central Television (CCTV). Durante as celebrações do feriado chinês, Guanlin cantou uma música tradicional chinesa e se apresentou dizendo: “Eu sou Lai Guanlin. Estou esperando por vocês em Taiwan, China”.

O comentário de Guanlin gerou polêmica em sua terra natal, uma nação de governo autônomo, por demonstrar apoio a um posicionamento político que considera Taiwan como parte da China.

Devido às tensões políticas entre China e Taiwan, é comum que celebridades de Taiwan não se envolvam em atividades de entretenimento de cunho nacionalista na China. Após o comentário do cantor, internautas de Taiwan se manifestaram contra o posicionamento do artista. Na China, pelo contrário, os comentários do cantor foram considerados um exemplo de um jovem patriota.

Após o fim do Wanna One, em 2018, Guanlin concentrou suas atividades em carreira solo na China, com atuação em dramas e campanhas publicitárias. O cantor tem demonstrado apoio ao controle da China sobre Taiwan e já declarou apoio à polícia de Hong Kong contra manifestantes políticos.