Wonho lança novo álbum e agradece apoio dos fãs do Brasil: “meus fãs são minha maior força”


  • 24/09/2021 - 14:03
  • Compartilhe:

Wonho falou sobre relação de cumplicidade com fãs em entrevista exclusiva à Highway Star

O k-pop é uma cena dominada por grupos – são muitos os conjuntos musicais formados por vários artistas que dominam a cena. Exemplos de sucesso não faltam. Já no caso de artistas solo, a situação costuma ser mais complexa. Existem aqueles artistas que são consagrados e respeitados, mas existem também muitos casos de artistas que faziam parte de grupos de sucesso e que não conseguiram se estabelecer em carreira solo. Felizmente, esse não tem sido o caso de Wonho. Desde que fez sua estreia oficial em carreira solo, no ano passado, Wonho tem brindado seus fãs com frequentes lançamentos musicais. Aqui no Brasil, o artista pode ser considerado certamente um dos cantores mais queridos dos fãs de k-pop da atualidade.

O mais recente trabalho do artista é “Blue Letter”, EP divulgado no último dia 14. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com Wonho sobre o álbum e sobre sua relação com seus fãs. “‘Blue Letter’ é minha carta sincera para os WENEE (fã-clube de Wonho). Eu queria comparar o isolamento do mundo durante a pandemia com o oceano azul enquanto mostrava meus mais sinceros e profundos pensamentos e emoções”, disse Wonho sobre seu novo álbum.

A faixa-título do álbum, “Blue”, traz uma imagem um pouco diferente de Wonho do que vimos em seus primeiros trabalhos. “Eu estou sempre aberto para tentar estilos de música diferentes ao invés de pensar em explorar apenas um estilo em particular”, disse. O novo álbum de Wonho é inspirado pela cor azul, que além de remeter a ideia de oceano, como citou o cantor, é associada à harmonia, serenidade e sutileza. O clima pop leve de “Blue” pode, facilmente, transmitir esses sentimentos aos ouvintes. Wonho, que tem apostado em estilos que vão desde o pop dançante às baladas românticas, trouxe em “Blue Letter” mais um estilo que ainda não tinha explorado em seus trabalhos em carreira solo. “Tem uma faixa chamada ‘Stranger’, que tem um estilo ‘easy-listening’ acústico com sons de violão”, conta.

Ao ouvir os trabalhos de Wonho em carreira solo é perceptível a dedicação do artista em não apenas explorar estilos musicais diferentes, mas em também se desafiar como cantor. Por meio dos álbuns do artista, pudemos conhecer o lado vocalista de Wonho e perceber como ele tem explorado mais nuances vocais, como falsetes e diferentes experiências como cantor. “Eu tento continuar sempre me desafiando para ser um músico melhor e ampliar o espectro vocal e musical é parte do que é definitivamente importante para transmitir as mensagens que eu quero por meio da minha música”, disse Wonho.

“Blue Letter” sucede os primeiros álbuns de Wonho em carreira solo, “Love Synonym #1 : Right for Me” e “Love Synonym #2 : Right for Us”, em que o artista discutiu possíveis “sinônimos para o amor”. Perguntamos quais sinônimos de amor o cantor descobriu durante sua trajetória com os álbuns. “Eu realmente me preocupo com meus fãs. Se eu pudesse descrevê-los com uma só palavra, eu diria ‘amor’. Então, para mim, um sinônimo de amor seria meus fãs, os WENEE”.

“Meus fãs são minha maior força e inspiração que me fazem seguir em frente. Eu penso em que eles gostariam de ver e ouvir por meio de minhas músicas e é isso que me traz criatividade para fazer música”, disse Wonho. Em contrapartida ao sentimento de Wonho, pelas redes sociais, é perceptível o carinho que o público tem pelo artista. Durante momentos de dificuldade em sua carreira, os fãs de Wonho permaneceram sempre manifestando apoio para o cantor. Perguntamos se, mesmo com a barreira do idioma, o artista tem conseguido sentir todo o apoio que seus fãs do Brasil têm demonstrado. “Com certeza! Eu sou profundamente agradecido por receber tanto amor e apoio dos meus fãs brasileiros”, ele nos respondeu. Ao mesmo tempo, o artista comentou sobre fãs que consideram seu trabalho como fonte de inspiração e encorajamento. “Eu sou verdadeiramente grato em poder servir de inspiração para meus fãs, assim como eles são para mim!”.

Além das músicas, Wonho tem mantido contato frequente com seus fãs por meio de suas redes sociais. Com postagens no Instagram ou em lives, os fãs podem conhecer mais sobre o dia a dia do artista – e também acompanhar sua rotina fitness e seus passatempos, como a fotografia. “Eu gosto de compartilhar o que faço em meu dia a dia com meus fãs por meio das redes sociais para me comunicar melhor com os WENEE. Isso com certeza os ajuda a me conhecer melhor, a conhecer o Wonho como uma pessoa”, disse.

Perguntamos também talvez o que os fãs do Brasil estejam mais curiosos sobre – se poderemos ver um show do Wonho em solo brasileiro futuramente. “Eu também estou esperando ansiosamente para me apresentar no Brasil de novo. Eu adoraria que meus fãs brasileiros pudessem me ver apresentando ‘Blue”, disse, citando a faixa-título de seu novo trabalho. Wonho, que já esteve no Brasil duas vezes com o Monsta X, disse que além de seus fãs, adorou poder ter contato com a música brasileira, especialmente a Bossa Nova, durante suas breves visitas ao país.

Ao final da entrevista, o cantor deixou um recado especial para seus fãs brasileiros: “Olá WENEEs do Brasil! Eu fiquei muito feliz em poder falar com vocês por meio dessa entrevista. Muito obrigado por todo o amor de vocês, nunca me esquecerei e sempre terei muito carinho por isso. Vamos nos divertir com ‘Blue Letter’. Tchau!”, disse, se despedindo em português.

Clique para ler essa e outras entrevistas exclusivas

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático