Zhang Zhehan pede desculpas por fotos em santuários japoneses; entenda


  • 13/08/2021 - 17:27
  • Compartilhe:

Zhang Zhehan tirou fotos em locais que remetem a guerras entre Japão e China

O ator chinês Zhang Zhehan, de “Word of Honor”, divulgou um pedido de desculpas nesta sexta-feira (13) por ter tirado fotos em santuários japoneses. As fotos, que teriam sido tiradas entre 2018 e 2019, chamaram a atenção de internautas chineses recentemente, gerando críticas ao ator.

As fotos em questão mostram Zhang Zhehan nos santuários japoneses Nogi e Yasukuni. O santuário Nogi foi construído em homenagem a Nogi Maresuke, militar japonês que liderou o massacre de Lushun, durante a primeira guerra sino-japonesa, no final do século 19. Já o santuário Yasukuni faz honras póstumas a soldados de guerra do país. Países como a China e a Coreia do Sul, que foram vítimas do colonialismo japonês, consideram as homenagens como uma ofensa, ao “glorificar” o imperialismo do Japão.

Assim que as fotos começaram a circular, Zhang Zhehan foi criticado por apoiar santuários de guerra japoneses, diante do histórico de conflitos entre o Japão e a China. Em sua página no Weibo, o ator se desculpou “por sua ignorância em questões históricas”. No texto, o protagonista de “Word of Honor” disse que foi a um dos locais para o casamento de um amigo.

Zhang Zhehan se desculpou por “não prestar atenção nos antecedentes históricos” do local” e sobre as “afiliações políticas dos convidados”. O ator agradeceu às críticas e disse que “buscará ampliar seus conhecimentos sobre questões históricas e culturais”. A empresa do artista também se desculpou e disse que irá ajudá-lo a “melhorar seus conhecimentos profissionais”.

O amigo do ator, que se casou no santuário Nogi, divulgou um pedido de desculpas, dizendo que escolheu o local para o casamento por ser um destino popular para casais japoneses se casarem.

Após a polêmica, o ator perdeu contatos publicitários com marcas como Wahaha, Pandora, Kimtrue e Anker. Veículos de mídia, como o People’s Daily e CCTV, também criticaram o ator. O drama “Formed Police Unit” informou que encerrou seu contrato com Zhang Zhehan.

Clique para ler essa e outras entrevistas exclusivas

Acesse nosso canal no Telegram e receba atualizações sobre o mundo do entretenimento asiático